Conselho promove Roda de Exposições sobre políticas públicas de Cultura
O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus realiza no próximo dia 26 a I Roda de Exposições com o tema: "As Políticas Públicas de Cultura e o Município de Ilhéus" que terá a participação de membros do conselho e dos candidatos a prefeito de Ilhéus. O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório do Ilhéus Hotel, centro. Segundo o presidente do Conselho e coordenador do Conselho das Entidades AfroCulturais de Ilhéus, Gilsonei Rodrigues, a primeira roda de exposições não será um ato de debate, nem tampouco um seminário, será uma roda onde todos os prefeituráveis poderão apresentar seu plano de trabalho para a cultura, caso seja eleito, ou ainda fazer considerações sobre o Sistema Municipal de Cultura que será apresentado.
O Mestre e Doutor em História pela UFBA, André Rosa, também será um dos palestrantes e abordará a trajetória das Políticas Públicas de Cultura desde a criação da Primeira Carta Cultural de Ilhéus, em 1987. Rosa assinala que o processo de construção das diretrizes e das metas de uma política pública de cultura não se faz a “toque de caixa”, mas com muito trabalho e discussões. “Quero que o futuro ou a futura prefeita se comprometa, acima de tudo, com o Plano Municipal de Cultura e suas implicações na economia local", ressalta.
O assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, que apresentará o Sistema Municipal de Cultura e todos os principais instrumentos que o compõem, vê um cenário livre da política do pires na mão e da cultura do imediatismo para a próxima década. "Isso é um avanço sem precedentes. É, sobretudo, um elo que permitirá o diálogo e o financiamento da Cultura através do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Entretanto, para que isso efetivamente ocorra vai depender muito do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus (CMC)”, disse.